Movimento Sindical realiza plenária de reestruturação da Comissão Consultiva do Ministério do Trabalho
No próximo dia 12 de junho, segunda-feira, o Movimento Sindical, com apoio das centrais sindicais, CTB, CUT e CSB, realizam a plenária de reestruturação da Comissão Consultiva do Ministério do Trabalho. O evento acontece no auditório do Sindicomerciários Caxias, na Rua Pinheiro Machado, 1239, a partir das 14h.
Para participar da plenária foram convidados Claudir Nespolo, superintendente do Trabalho e Emprego (MTE), que fará a apresentação e funcionamento da Superintendência do Ministério do Trabalho; Vanius Corte, gerente regional do MTE, que abordará a fiscalizações do Ministério do Trabalho; e Guiomar Vidor, presidente da Fecosul e CTB-RS. Após a apresentação das pautas pelos convidados, será eleita a Comissão Consultiva, formada por integrantes do movimento sindical.
A Comissão Consultiva do Ministério do trabalho foi criada nas primeiras gestões do governo Lula, formada por representantes das entidades sindicais, para debater e apontar as demandas regionais do mercado de trabalho. Após o golpe, no governo Dilma, a comissão não foi mais formada.
Para Guiomar Vidor, presidente da Fecosul e CTB-RS, “a retomada da Comissão Consultiva é fundamental para apontar as áreas em que o MTE precisa atuar de maneira preventiva e promover ações. Vimos nos anos que se seguiram ao golpe, o crescimento exponencial dos casos de trabalho análogo a escravidão em nossa região, por exemplo, como os recentes casos das vinícolas. Também presenciamos o crescimento de mortes nos locais de trabalho, até mesmo de adolescentes. Tudo provavelmente pelos efeitos extremamente prejudiciais da Reforma Trabalhista, que enfraqueceu os vínculos trabalhistas e trouxe mais precarização”.