Metalúrgicos de Caxias: Assis Melo afirma que é inexplicável a intransigência patronal

 Metalúrgicos de Caxias: Assis Melo afirma que é inexplicável a intransigência patronal
Compartilhe

O Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e o SIMECS participaram de uma audiência de mediação realizada na Justiça do Trabalho em Caxias do Sul na quarta-feira, dia 05 de julho. Proposta da Justiça do Trabalho de 8,5% de reajuste será levada para Assembleia desta sexta-feira

A pauta com 93 itens e o pedido de reajuste de 10% foram aprovados em assembleia por unanimidade no dia 3 de junho. Após a entrega da pauta foram três rodas de negociação com o SIMECS e a proposta de 4,24% apresentada pela patronal.

Como não houve avanço o Sindicato dos Metalúrgicos buscou o Judiciário. A audiência aconteceu na Justiça do Trabalho em Caxias do Sul e foi mediada por um Juiz, Rafael da Silva Marques, e a Juíza Ana Julia Fazenda Nunes. No encontro o SIMECS ofereceu 4,74%. Para o presidente Assis Melo, a proposta feita pela patronal quer sufocar o trabalhador.

“É inexplicável a intransigência da Patronal. Não há razões para, até agora, negar por completo qualquer reajuste que signifique de fato um aumento, que signifique valor para o trabalhador, para que nossa mão de obra qualificada tenha motivação para continuar produzindo e autoestima para continuar desenvolvendo seu trabalho. A luta do Sindicato é para dar dignidade para quem trabalha. Por isso, existem outras razões para a intransigência patronal. Qual a motivação para essa negação dos patrões em valorizar o trabalho da categoria? Querem transformar o trabalhador em escravo ou tentar acabar com o Sindicato? Continuamos na luta pela valorização dos metalúrgicos e metalúrgicas. Vamos levar para a Assembleia de sexta, e defender, a proposta apresentada pelo Juiz do Trabalho, que é de 8,5%, mais a redução para 2% do transporte, auxílio creche para a criança e piso de R$ 2.300,00 para a categoria,” finaliza o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos.

O Juiz titular da 4ª Vara do Trabalho, Rafael da Silva Marques, propôs 8,5% de reajuste, mais 2% de auxílio-transporte, auxílio-creche para a criança e elevação do piso da categoria para R$ 2.300,00. Esta proposta do Judiciário será levada para a Assembleia Geral desta sexta-feira.

A Assembleia desta sexta-feira, 7 de julho, acontece às 10h da manhã em frente ao Sindicato, na rua Bento Gonçalves 1513. Essa proposta da Justiça do Trabalho será colocada em votação e os trabalhadores e trabalhadoras irão decidir os próximos passos. Também será colocado em votação, conforme item 2 da Ordem do Dia do edital publicado na quinta-feira, a deliberação sobre “Estado de Greve”. Também haverá transmissão pelo Facebook do Sindicato.

Barracas foram montadas em frente à Marcopolo, Fras-le e Randoncorp

A segunda-feira, 03 de julho, marcou um mês da assembleia que aprovou por unanimidade a pauta de reivindicações e o reajuste salarial de 10% da categoria metalúrgica. Como não houve proposta de reajuste digno por parte da entidade patronal, as mobilizações nas portas das fábricas seguem.

Para marcar esse primeiro mês da aprovação da pauta, foi montando um acampamento em frente à Marcopolo. É o acampamento pelo salário, pela dignidade do trabalhador e da trabalhadora. Na sequencia foram montadas barracas na Fras-le e na Randoncorp.

O presidente Assis Melo destacou que o Sindicato é muito mais que o prédio no centro, o caminhão, o clube ou o atendimento jurídico de saúde. “ O Sindicato é tudo isso e muito mais. O Sindicato é uma ideia e também pode ser uma barraca em frente à fábrica.”

FONTE: Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul


Compartilhe

Posts Relacionados