Porto Alegre sedia reunião do Fórum Nacional de Combate aos Agrotóxicos
O Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos 2023 promoveu ontem (13) a primeira reunião de sua coordenação ampliada, tendo por local a sede da Procuradoria da República no Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. O 2º Secretário da FETAR-RS, Sérgio Poletto, diretor do Departamento de Segurança e Saúde do Trabalhador Rural, esteve presente, bem como a assessora sindical Juliana Oro.
Poletto considera importante a participação da FETAR-RS no Fórum, em especial por estar ouvindo os painéis e debatendo assuntos cruciais que envolvem a saúde, a mortalidade de abelhas em decorrência dos agrotóxicos, entre outros. “É fundamental conhecer as experiências realizadas em outros estados, como Paraná, Pernambuco e Bahia”, citou.
O dirigente disse que chama atenção o fato de que, cada vez mais, a FETAR-RS e, principalmente, os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais que lidam com assalariados, precisam estar sempre atentos com a questão dos agrotóxicos e a forma como são aplicados. “Muitas vezes, aos trabalhadores não são disponibilizados equipamentos de proteção individual (EPI’S). Depois surgem doenças, entre elas o câncer. E tudo isso é comprovado cientificamente”, destacou.
O coordenador do Fórum Nacional, Pedro Serafim, entregou a Poletto um exemplar do livro Um avião contorna o pé de Jatobá e a nuvem de agrotóxico pousa na cidade, escrito por Paulo Machado, e traz reflexões importantes sobre agrotóxicos, usos e depoimentos. “Foi um privilégio ter participado desta reunião ampliada do Fórum Nacional com colegas de outros estados e da Federação, completou.
FONTE: FETAR RS