CTB RS declara apoio à recondução de Paulo Paim ao Senado em 2026

 CTB RS declara apoio à recondução de Paulo Paim ao Senado em 2026
Compartilhe

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil do Rio Grande do Sul (CTB RS), junto às demais centrais sindicais, CUT, Força Sindical, UGT, CSB, Nova Central e Pública, manifestou oficialmente seu apoio à candidatura à reeleição do senador Paulo Paim (PT-RS) para o Senado Federal nas eleições de 2026.

O anúncio foi feito após uma reunião realizada nesta quarta-feira (17/09) com o deputado estadual Valdeci Oliveira, presidente do PT gaúcho. O encontro teve como objetivo consolidar o apoio do Fórum das Centrais Sindicais à recondução de Paim, destacando sua relevância como liderança histórica da classe trabalhadora, dos aposentados e do movimento sindical.

Apoio estratégico em um cenário decisivo

Para as centrais, as eleições de 2026 serão decisivas não apenas para a manutenção de um governo progressista com a reeleição do presidente Lula, mas também para a formação de uma base sólida no Congresso Nacional – especialmente no Senado – que possa sustentar as transformações sociais e econômicas necessárias ao país.

Nesse contexto, a reeleição de Paulo Paim assume papel estratégico. Como afirma o documento conjunto assinado pelas entidades, “sem uma bancada sólida e comprometida, torna-se inviável enfrentar os ataques das forças conservadoras e sustentar os avanços que melhoram a vida do povo trabalhador”.

Uma trajetória de coerência e compromisso com a classe trabalhadora

A nota pública elaborada pelas centrais, federações e sindicatos ressalta a atuação de Paim como uma voz firme na defesa de pautas essenciais para os trabalhadores e trabalhadoras. Entre os destaques de sua atuação no Senado estão:

•   A defesa da redução da jornada de trabalho sem redução de salários;
•   A luta pela isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil;
•   A proposta de taxação das grandes fortunas;
•   O enfrentamento à reforma trabalhista, com propostas legislativas para recuperar direitos perdidos;
•   O combate à discriminação racial e a promoção da justiça social .

“Paulo Paim tem trajetória marcada pela ética, pela coerência e pela defesa intransigente da dignidade de quem vive do próprio trabalho”, afirma a nota.

Pela construção de uma frente ampla progressista

Além da viabilidade eleitoral, as centrais reforçam que a candidatura de Paim pode contribuir significativamente para a construção de uma grande frente ampla progressista, unificada na defesa de um projeto de país soberano, justo e democrático – também no Rio Grande do Sul, na disputa pelo governo do estado.

“Estamos com Paim porque ele sempre esteve conosco. Reeleger o senador é fortalecer a democracia e o campo popular”, declarou o presidente da CTB RS, Rodrigo Callais.

Além das centrais, diversas federações e sindicatos de trabalhadores do Rio Grande do Sul também assinam a nota (veja abaixo).


Compartilhe

Posts Relacionados