Dirigente da CTB RS esteve presente na 7ª Reunião Ordinária da Comissão Nacional dos ODS, em Brasília

A dirigente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil do Rio Grande do Sul (CTB/RS), Izane Mathos, esteve na 7ª Reunião Ordinária da Comissão Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS), realizada nos dias 25 e 26 de junho, em Brasília. Ela participou do encontro representando o Instituto Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (INPETI), entidade com assento na CNODS, da qual é membro titular e suplente na Comissão.
Izane integra o Pleno da CTB/RS e representa a Central no Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente no Trabalho (FEPETI/RS). Apesar de sua vinculação com a CTB, sua presença na reunião da CNODS se deu por meio de sua atuação junto ao INPETI, órgão mantenedor do Fórum Nacional (FNPETI), que articula fóruns estaduais em todo o país.
A reunião contou com ampla participação da sociedade civil e representantes do governo federal, incluindo ministérios como o MTE, MAPA, MIR, MDHC, MMA, além da presença da Ministra das Mulheres, Márcia Lopes, que destacou temas como segurança alimentar, morte materna e exploração do trabalho de mulheres, especialmente nas cadeias da costura.
Entre os temas abordados estiveram os preparativos para a COP30, o combate à pobreza e à fome, justiça climática, transição energética, taxação dos super-ricos e o papel da sociedade civil na construção das políticas públicas sustentáveis. A expectativa é que representantes da sociedade civil, por meio da CNODS, passem a integrar o Grupo de Trabalho Técnico da COP30.
Durante o encontro, também foram discutidas iniciativas como a construção do Relatório Nacional Voluntário (RNV) de 2026, indicadores para os ODS no Brasil, o projeto “Meu Município pelos ODS”, a cartilha de diálogo com prefeituras e a importância de incluir todos os ODS nas conferências e relatórios finais.
Outro ponto importante foi o destaque para os territórios e comunidades tradicionais, com menção ao Decreto nº 6.040/2007 e aos desafios enfrentados pelas regiões semiáridas. O Festival INHAMÃ e a atuação das Câmaras Temáticas também foram apresentados como exemplos de mobilização popular.
Para a CTB/RS, participar de espaços como o FEPETI/RS e contribuir com debates nacionais por meio de seus representantes é essencial para garantir que os trabalhadores e trabalhadoras estejam no centro das decisões que envolvem o desenvolvimento sustentável e a justiça social. “A luta por trabalho decente, proteção à infância e adolescência, e sustentabilidade ambiental faz parte do nosso projeto de nação soberana e solidária”, reforçou Izane Mathos.
A CTB seguirá comprometida com a promoção dos ODS e da Agenda 2030, em articulação com fóruns, movimentos sociais e demais representações da sociedade civil.