Dirigente da CTB RS esteve presente na 7ª Reunião Ordinária da Comissão Nacional dos ODS, em Brasília

 Dirigente da CTB RS esteve presente na 7ª Reunião Ordinária da Comissão Nacional dos ODS, em Brasília
Compartilhe

A dirigente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil do Rio Grande do Sul (CTB/RS), Izane Mathos, esteve na 7ª Reunião Ordinária da Comissão Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS), realizada nos dias 25 e 26 de junho, em Brasília. Ela participou do encontro representando o Instituto Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (INPETI), entidade com assento na CNODS, da qual é membro titular e suplente na Comissão.

Izane integra o Pleno da CTB/RS e representa a Central no Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente no Trabalho (FEPETI/RS). Apesar de sua vinculação com a CTB, sua presença na reunião da CNODS se deu por meio de sua atuação junto ao INPETI, órgão mantenedor do Fórum Nacional (FNPETI), que articula fóruns estaduais em todo o país.

A reunião contou com ampla participação da sociedade civil e representantes do governo federal, incluindo ministérios como o MTE, MAPA, MIR, MDHC, MMA, além da presença da Ministra das Mulheres, Márcia Lopes, que destacou temas como segurança alimentar, morte materna e exploração do trabalho de mulheres, especialmente nas cadeias da costura.

Entre os temas abordados estiveram os preparativos para a COP30, o combate à pobreza e à fome, justiça climática, transição energética, taxação dos super-ricos e o papel da sociedade civil na construção das políticas públicas sustentáveis. A expectativa é que representantes da sociedade civil, por meio da CNODS, passem a integrar o Grupo de Trabalho Técnico da COP30.

Durante o encontro, também foram discutidas iniciativas como a construção do Relatório Nacional Voluntário (RNV) de 2026, indicadores para os ODS no Brasil, o projeto “Meu Município pelos ODS”, a cartilha de diálogo com prefeituras e a importância de incluir todos os ODS nas conferências e relatórios finais.

Outro ponto importante foi o destaque para os territórios e comunidades tradicionais, com menção ao Decreto nº 6.040/2007 e aos desafios enfrentados pelas regiões semiáridas. O Festival INHAMÃ e a atuação das Câmaras Temáticas também foram apresentados como exemplos de mobilização popular.

Para a CTB/RS, participar de espaços como o FEPETI/RS e contribuir com debates nacionais por meio de seus representantes é essencial para garantir que os trabalhadores e trabalhadoras estejam no centro das decisões que envolvem o desenvolvimento sustentável e a justiça social. “A luta por trabalho decente, proteção à infância e adolescência, e sustentabilidade ambiental faz parte do nosso projeto de nação soberana e solidária”, reforçou Izane Mathos.

A CTB seguirá comprometida com a promoção dos ODS e da Agenda 2030, em articulação com fóruns, movimentos sociais e demais representações da sociedade civil.


Compartilhe

Posts Relacionados