Eremi Melo assume presidência do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul
O Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região vai realizar diversas atividades não apenas para celebrar o Dia Internacional da Mulher, mas principalmente para conscientizar a sociedade sobre a existência e importância da data. A campanha será lançada no dia 1º de março com a posse de Eremi Melo, primeira mulher a assumir a presidência do sindicato.
Superação é o tema da campanha do Sindicato dos Metalúrgicos para o Mês da Mulher: “Na luta para que direitos e equidade não sejam sempre histórias de superação”. Em 91 anos de História, que serão completados no dia 6 de março, será a primeira vez que uma mulher vai assumir a presidência do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul. Eremi Melo, trabalhadora da Mundial SA, Secretaria Geral do Sindicato dos Metalúrgicos e Secretária de Formação e Cultura da CTB Nacional, foi o nome escolhido para ocupar o cargo. Esta decisão foi tomada durante reunião da Diretoria Executiva, que aconteceu no dia 5 de fevereiro. O presidente Assis Melo propôs essa questão que foi aprovada por unanimidade. A cerimônia de transmissão do cargo acontece na sexta-feira, às 10h da manhã, no sindicato.
Sindicato é lugar de luta das mulheres
Eremi destaca que isso tem sido uma construção e que na última eleição foi ampliado o número de mulheres na diretoria executiva e na diretoria plena. “É um momento muito importante para nós mulheres metalúrgicas durante o mês de março, o Sindicato ser presidido por uma mulher. Tudo isso foi uma construção. Estamos construindo ao longo da história do Sindicato dos Metalúrgicos essa questão. Vamos fazer um bom debate, ter uma participação efetiva. Em fevereiro comemoramos o aniversário do direito ao voto para as mulheres e logo em seguida é o 8 de Março. E atualmente, o Sindicato é um lugar da luta das mulheres e por mais que a maioria na indústria ainda seja formada por homens, ainda assim são homens e mulheres que hoje constroem essa cidade, produzem com seu trabalho o que a nossa população usufrui.”
Eremi ressalta que toda mulher tem uma história de superação. “É preciso dar conta de todas as funções que precisa desempenhar, além de ter que viver na luta por seus direitos e igualdade em uma sociedade que ainda enaltece o patriarcado e suas práticas,” finaliza.
Para Historiador, Eremi tem sua trajetória marcada pela luta e pela busca de uma sociedade mais justa e igualitária e neste momento entra para a história do movimento operário.
Saulo Velasco, autor do livro “100 anos de Lutas, A História dos Metalúrgicos de Caxias do Sul”, explica que a ascensão da Eremi como a primeira mulher à presidência do Sindicato dos Metalúrgicos é um marco significativo na luta pela igualdade de gênero, representatividade e na história da luta de classes. “Esta conquista não apenas desafia as normas de gênero arraigadas em setores tradicionalmente masculinos, mas também abre caminho para que mais mulheres assumam papéis de liderança em diversas esferas da sociedade. Além disso, ao assumir como presidenta, a Eremi, não apenas simboliza a quebra de barreiras na sociedade, mas também traz uma perspectiva única para as questões enfrentadas pelos trabalhadores e pelas trabalhadoras, destacando a importância da diversidade de experiências e visões na formulação de políticas sindicais de luta para o enfrentamento das batalhas cotidianas em prol da categoria metalúrgica.”
O Historiador Saulo Velasco destaca ainda que a presença de uma mulher na presidência do Sindicato dos Metalúrgicos durante o mês de março não só celebra as conquistas das mulheres na luta por direitos iguais, mas também destaca a necessidade contínua de empoderar e apoiar as mulheres em suas trajetórias. “Isso inspira outras mulheres a perseguirem seus objetivos, independentemente das barreiras de gênero que possam encontrar. Além disso, ressalta a importância de reconhecer e valorizar as contribuições das mulheres em todos os setores da sociedade, promovendo assim uma cultura de igualdade.
A Eremi tem sua trajetória marcada pela luta e pela busca de uma sociedade mais justa e igualitária e neste momento entra para a história do movimento operário de Caxias do Sul, do Rio Grande do Sul e do Brasil.”
Programação especial terá caminhada e sessão de cinema
Durante a programação do mês diversas mulheres poderão contar suas histórias de superação por meios dos canais de comunicação do sindicato. E no dia 8 de março, acontece a Caminhada em Defesa da Saúde das Mulheres, com concentração a partir das 9h na praça Dante Aligheri. Já às 19h , no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos, acontece uma sessão de cinema, com exibição do filme As Sufragistas. Depois da sessão, te debate coordenado pela historiadora Vânia Herédia e convidadas. Todas as atividades são gratuitas e serão divulgadas nas redes sociais do sindicato.
FONTE: SINDICATO DOS METALÚRGICOS DE CAXIAS DO SUL