Fecosul participa de evento de posse e reunião da regional em Santiago
No último sábado, dia 20, a Federação dos Empregados no Comércio de Bens e Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (FECOSUL) esteve presente na posse da nova direção do Sindicato dos Comerciários de Santiago e na Reunião Regional Centro. No mesmo dia, o presidente da FECOSUL, Guiomar Vidor, acompanhado pelo vice-presidente Nivo Riboldi Filho e pelo assessor jurídico Joelto Frasson, participou da reunião da regional centro da FECOSUL, presidida por Carlos Alberto Floriano, que também é presidente do sindicato local.
O encontro contou com a presença de sindicatos de Santiago, Santa Maria, Júlio de Castilhos, Cachoeira do Sul, São Francisco, Alegrete e Caxias do Sul. Foram realizados debates sobre a conjuntura política atual, as perspectivas para as eleições de outubro e o papel do movimento sindical na consolidação do processo democrático, retomada dos direitos sociais e trabalhistas, e construção de uma nova maioria política. Este novo cenário visa dar continuidade ao projeto de reconstrução do estado nacional e retomada do desenvolvimento econômico com valorização do trabalho e distribuição de renda.
Durante a reunião, foi debatido o conteúdo da nota técnica 09 da CONALIS e a autonomia das assembleias para estabelecer formas de sustentação financeira das entidades sindicais. Também houve discussões sobre o rumo das negociações coletivas deste ano e as estratégias regionais para garantir a manutenção dos direitos conquistados e avançar rumo a novas conquistas e ganhos reais de salários.
À noite, na Sede Campestre do Sindicato dos Comerciários de Santiago, ocorreu a posse da nova diretoria do sindicato, tendo como presidente Carlos Alberto Ataídes Floriano. A cerimônia contou com a presença de várias autoridades políticas, dirigentes sindicais e membros da categoria.
Em seu discurso, o presidente da FECOSUL, Guiomar Vidor, exaltou o trabalho realizado por Carlos Alberto Floriano e sua diretoria, destacando a importância da unidade da classe trabalhadora para avançar rumo a novas conquistas e remover leis que marcaram a regressão das conquistas sociais impostas pelos governos Temer e Bolsonaro. Vidor também enfatizou a importância da valorização da categoria comerciária e dos sindicatos como instrumentos para a construção de um ambiente de trabalho melhor e mais valorizado.
O vice-presidente Nivo Riboldi reforçou o compromisso da FECOSUL em apoiar as ações do sindicato em defesa dos direitos da categoria e da classe trabalhadora, elogiando o trabalho de Carlos Alberto Floriano e sua equipe.
O presidente empossado, Carlos Alberto Ataídes Floriano, agradeceu a presença de todos e o apoio da FECOSUL, reafirmando seu compromisso de lutar em defesa dos direitos da categoria, por melhores salários e condições de trabalho.