Reunião na Casa Civil: FSP cobra revisão geral e rechaça mudanças no IPE Saúde

 Reunião na Casa Civil: FSP cobra revisão geral e rechaça mudanças no IPE Saúde
Compartilhe

Líderes da Frente dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul (FSP) cobraram do secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, abertura de mesa de negociação para tratar da revisão geral dos salários e rechaçaram o projeto de reestruturação do IPE Saúde apresentado pelo governo. Em reunião no fim da tarde desta terça-feira (25/4), o secretário informou que não tem como dar revisão geral e nem como abrir uma mesa de negociação para repor as perdas inflacionárias. Lemos se limitou a informar que a negociação será aberta quando o governo do Estado tiver condições financeiras.

A FSP manifestou posição contrária ao projeto de reestruturação. “Decidimos, de forma unificada, que não vamos entrar em discussão sobre como melhorar o projeto de reestruturação do IPE Saúde. Está claro que se Leite concedesse a revisão geral o instituto seria superavitário e seria possível manter a solidariedade do IPE Saúde. Os servidores não possuem mais margem, pois vivem na penúria”, destaca o presidente do Sindicato dos Servidores de Nível Superior do RS (Sintergs), Antonio Augusto Medeiros, que participou da reunião e lembrou que as perdas já chegam a 60%.

Em documento entregue ao secretário Lemos, a FSP solicitou que “não seja encaminhado ao Poder Legislativo nenhum projeto de lei relativo ao IPE Saúde sem negociação prévia com as entidades signatárias, com uma resolução urgente da questão salarial do funcionalismo público gaúcho, bem como, que tal projeto de lei não seja sob nenhuma hipótese futuramente remetido à Assembleia com regime de urgência”.

Devido à falta de diálogo, a FSP, que representa mais de 90% do funcionalismo estadual, reforça o convite aos servidores a participarem do ato unificado em defesa do IPE Saúde. A mobilização será nesta quarta-feira (26/4), em Porto Alegre, a partir das 9h, em frente ao instituto (avenida Borges de Medeiros, nº 1945). Após, os manifestantes seguirão em caminhada até o Palácio Piratini. A pauta também contempla a revisão geral dos salários em 2023.

A reunião, que contou com a presença de representantes de 16 sindicatos e associações que integram a FSP, começou às 17h40min e se estendeu por quase duas horas no final da tarde desta terça-feira (25/4). Também participaram o secretário adjunto de Planejamento, Governança e Gestão, Bruno Silveira, e o presidente do IPE Saúde, Bruno Jatene.

Fonte: SINTERGS

Foto: Karen Viscardi


Compartilhe

Posts Relacionados