4º Festival Nacional da Juventude Rural: construir novas perspectivas para a juventude e o Brasil

 4º Festival Nacional da Juventude Rural: construir novas perspectivas para a juventude e o Brasil
Compartilhe

Um grande evento com cerca de 5 mil jovens de todo o Brasil: é o 4º Festival Nacional da Juventude Rural, que iniciou no dia 25 e encerra neste dia 27 em Brasília, e conta com a presença de representantes do Rio Grande do Sul e do secretário de Juventude da CTB RS, Rodrigo Callais.

O evento é coordenado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag). O objetivo do evento é debater políticas públicas, trocar experiências e promover formação, formas de pressão política e mobilização, bem como apresentar expressões culturais e da produção agrícola.

A secretária nacional de Políticas para a Juventude Trabalhadora da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Beatriz Calheiros, destacou, nesta terça-feira (25), a importância do 4º Festival Nacional da Juventude Rural.
“A juventude da Agricultura Familiar pode contar com a CTB para construir a luta no campo e garantir que a memória dos que vieram antes de nós na luta, será honrada. Como disse Guimarães Rosa, ‘o que a vida quer da gente é coragem’. Viva a juventude”, exclamou Bia.

“Depois de um grande trabalho de formação, mobilização e construção, a expectativa é de uma celebração entre as juventudes de cada canto do país, além das delegações de outros países. Seguimos juntos e juntas para alcançar nossas reivindicações, para assim seguirmos firmes na construção de um mundo novo”, completou a secretária adjunta da CTB, Aline Aparecida Maier.

Rodrigo Callais também destacou o papel da juventude na construção de uma política transformadora, no campo e na cidade. “O Brasil está diante de grandes desafios, que passam agora pela redução dos juros, retomada dos empregos e do desenvolvimento; mas em perspectiva, é preciso construir políticas públicas para a juventude de forma a gerar oportunidades de futuro, seja no campo, seja na cidade”, disse.

Já foram realizadas três edições do Festival Nacional da Juventude: nos anos de 2007, 2010 e 2015. Cada um deles trouxe avanços como o Consórcio Social da Juventude Rural Rita Quadros, assinaturas de editais de fomento para projetos de cooperativas e associações de jovens e proposta de elaboração do Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural.

De acordo com a Contag, os festivais sempre tiveram como objetivo destacar o protagonismo da juventude no projeto de desenvolvimento rural que valoriza a agricultura familiar, para promover a soberania alimentar e condições dignas de vida e de trabalho no campo, com sustentabilidade e solidariedade.


Compartilhe

Posts Relacionados