STIPANPA elege nova diretoria com 100% dos votos e dá exemplo de renovação e compromisso com a categoria

 STIPANPA elege nova diretoria com 100% dos votos e dá exemplo de renovação e compromisso com a categoria
Compartilhe

Em um processo democrático marcado por ampla participação da categoria, o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Panificação, Confeitaria, Massas Alimentícias, Biscoitos e Produtos Afins de Porto Alegre (STIPANPA) elegeu, nos dias 18 e 19 de setembro, sua nova diretoria para o mandato 2025–2029. A eleição contou com quórum expressivo de 81,11% dos sindicalizados, e a Chapa única obteve unanimidade dos votos válidos, sem nenhum voto branco ou nulo — um fato inédito na história da entidade.

Segundo os dirigentes, o elevado engajamento dos trabalhadores e a votação unânime foram impulsionados pela recente conquista da Convenção Coletiva, firmada dias antes do pleito, que trouxe avanços importantes para a categoria e foi bem recebida pelas bases.

Renovação com experiência

A nova diretoria representa uma síntese entre renovação e experiência, investindo na formação de novas lideranças sindicais sem abrir mão do conhecimento acumulado por quem dedicou décadas à luta dos trabalhadores. O presidente eleito, Marco Aurélio Ramos dos Santos, conhecido como Marcão, é trabalhador da ativa e destaca a importância de um sindicato enraizado no “chão de fábrica”. “Acredito que estar em contato direto com a rotina da produção nos dá mais sensibilidade para entender e lutar pelas demandas reais da categoria.”

Marcão agradeceu aos colegas, à equipe do sindicato — com destaque à servidora Sávia Regina — e prestou homenagem ao histórico dirigente Waldir Canibal, falecido em janeiro de 2023, por sua dedicação à causa sindical e papel fundamental na formação das novas lideranças.

Compromisso com a base e papel social

O atual presidente Adoniran Martins, que continuará na próxima gestão como Secretário de Finanças, fez um balanço do mandato, destacando as dificuldades enfrentadas com a retração da base, causada pelo fechamento de padarias de bairro e o enfraquecimento de setores industriais, como conservas e laticínios. Também ressaltou o papel social do sindicato durante a tragédia climática de 2024, quando a sede do STIPANPA foi transformada em ponto logístico para distribuição de mais de 60 toneladas de doações.

Presença da CTB e da FECOSUL

A CTB RS, convidada a colaborar com o processo eleitoral, ficou responsável pela Comissão Eleitoral. O dirigente Guiomar Vidor, presidente da FECOSUL e vice-presidente estadual da CTB, coordenou o escrutínio das urnas e elogiou a gestão de Adoniran e a trajetória de Waldir Canibal. “Mesmo diante das dificuldades trazidas pela reforma trabalhista e do desmonte das estruturas sindicais, o STIPANPA manteve-se de pé e atuante. A nova diretoria representa o processo de modernização do movimento sindical, e a CTB estará ao lado dessa luta.”

Guiomar destacou ainda o legado centenário da entidade, fundada em 3 de agosto de 1913, que hoje é um dos sindicatos mais antigos do Brasil em atividade.

Nova Diretoria – Gestão 2025/2029

Presidente: Marco Aurélio Ramos dos Santos
Vice-Presidente: Vilson Rodrigues Pereira
Secretária Geral: Joice da Silva Leão
Secretário de Finanças e Administração Patrimonial: Adoniran Martins
Secretário de Saúde e Desportos do Trabalhador: Marco Antonio de Almeida Gomes
Secretário de Imprensa e Divulgação: Flávio Araújo Ramos
Secretário de Formação Sindical: Luís Darli da Silva Vasconcelos

Suplentes da Diretoria:
Daiana Brisolara de Oliveira
Janaína Lucia Nalerio Alvarez
Braz Antonio Martins Gomes
Valdeci Oliveira dos Santos
Maria Augusta Pereira

Conselho Fiscal:
Érico Soares Tarouco
Nelson da Silva Leandro
Rosimeri Miranda de Jesus

Suplentes do Conselho Fiscal:
João Luís de Goes Bernardes
Senilde Silvia Smialovski


Compartilhe

Posts Relacionados