Sindicomerciários Caxias celebra o Dia dos Comerciários e Comerciárias com grande jantar dançante

Outubro é um mês especial para a família comerciária. No dia 30 de outubro, celebra-se o Dia dos Comerciários e das Comerciárias, data histórica que marca a conquista da redução da jornada de trabalho de 12 para 8 horas diárias, em 1932 — uma vitória que transformou as relações de trabalho no Brasil.
Antecipando as comemorações, o Sindicomerciários Caxias realizou no último sábado, 11 de outubro, a 2ª edição do Jantar Dançante dos Comerciários e Comerciárias, reunindo cerca de 500 pessoas entre trabalhadores, familiares e sindicatos parceiros. O evento, animado pela Banda Versus, foi um verdadeiro momento de confraternização e integração, com sorteio de mais de 50 brindes, incluindo uma televisão e diversos eletrodomésticos. O jantar e o baile seguiram com alegria até as primeiras horas da madrugada.
Mais do que uma festa, a noite foi marcada também por reflexões sobre as lutas históricas e atuais da categoria, que seguem inspirando novas conquistas.

História e luta: do passado às novas pautas
O presidente da Fecosul e diretor do Sindicomerciários Caxias, Guiomar Vidor, relembrou a origem e o significado do 30 de outubro:
“A data ficou marcada como o dia da nossa profissão porque, após muita luta, conquistamos a redução da jornada de 12 para 8 horas. Foi graças à mobilização dos comerciários e comerciárias que os demais trabalhadores brasileiros também passaram a ter suas jornadas regulamentadas”, destacou.

Guiomar também chamou atenção para os desafios atuais e a pauta em defesa de uma nova jornada de trabalho, mais humana e equilibrada:
“A luta agora é pelo fim da escala 6×1 e pela implantação da escala 5×2, com dois dias consecutivos de descanso. Essa pauta está em debate em Brasília, e só vamos conquistar se estivermos mobilizados e unidos”, afirmou.
Isenção do IR e valorização permanente da categoria
O presidente do Sindicomerciários Caxias, Nilvo Riboldi Filho, celebrou a recente vitória nacional com a aprovação da isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, e desconto para rendas até R$ 7,5 mil:
“Essa foi uma grande conquista da luta da categoria ao lado dos sindicatos e das entidades representativas dos trabalhadores”, ressaltou.

Nilvo também destacou o trabalho permanente do sindicato em defesa dos comerciários e comerciárias, lembrando os acordos salariais acima da inflação, a manutenção de direitos e o forte investimento em estrutura física e atendimento à categoria.
“O Sindicomerciários Caxias nunca parou — nem nos momentos mais difíceis, como durante a pandemia, quando enfrentamos o negacionismo, a carestia e os ataques aos nossos direitos. Seguimos firmes, porque é juntos que conquistamos. É juntos que construiremos um novo projeto nacional de desenvolvimento, que valorize o trabalho, os direitos e combata as desigualdades”, concluiu.