Agricultura familiar colhe frutos após mais uma mobilização

 Agricultura familiar colhe frutos após mais uma mobilização
Compartilhe

Sem respostas do governo federal desde a mobilização realizada em Porto Alegre, a Fetag-RS e os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais convocaram, nesta quarta-feira (19), agricultores(as) e pecuaristas familiares em todo o Estado para mais um dia de luta por seus direitos. Quinze municípios de diferentes regiões foram palco de caminhadas e fechamento de agências bancárias, públicas e privadas.

A categoria segue em busca de respostas para a pauta da estiagem. Até o momento, os anúncios do governo federal são considerados importantes, mas insuficientes para atender as necessidades da agricultura e da pecuária familiar.

Enquanto as mobilizações aconteciam no Estado, da Fetag-RS, representada pelo vice-presidente Eugênio Zanetti, pelo engenheiro agrônomo Kaliton Prestes e pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caçapava do Sul e coordenador da Regional Sindical Santa Maria, Lasier Teixeira, e o presidente do Sindicato do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Lourenço do Sul, Valnei Brose, além do assessor de política agrícola da Contag, Décio Siebert, participaram do lançamento da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, que é presidida pelo deputado federal gaúcho Heitor Schuch, em Brasília. O ato contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira.

Após mais cobranças da Fetag-RS e da Contag, o ministro anunciou que haverá desconto nas dívidas dos(as) agricultores(as) e pecuaristas familiares. Ainda não se sabe quais serão os enquadramentos necessários e nem o valor do desconto.

A proposta será discutida em reunião entre o governo e as entidades marcada para ocorrer ainda hoje.

De acordo com o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, “as mobilizações de hoje ecoaram em Brasília. A pressão da Fetag-RS, da Contag, dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e dos(as) agricultores(as) e pecuaristas familiares foi fundamental para que o governo se manifestasse. Agora, vamos discutir a proposta do governo e, caso não seja suficiente, vamos nos mobilizar novamente”.

A Fetag-RS agradece a todos(as) agricultores(as) e pecuaristas familiares que saíram as ruas hoje para buscar seus direitos e ressalta que a mobilização de hoje não era contra os bancos, e sim a favor da agricultura e da pecuária familiar.

FONTE: FETAG RS


Compartilhe

Posts Relacionados