Ato em defesa da CARRIS mobiliza movimentos sociais da capital

 Ato em defesa da CARRIS mobiliza movimentos sociais da capital
Compartilhe

A CTB participou, nesta segunda-feira, 21, do ato em defesa da Companhia Carris, empresa pública de transporte público de passageiros urbanos de Porto Alegre. A atividade foi convocada por vereadores do PCdoB, PT e PSOL, partidos de oposição ao prefeito bolsonarista Sebastião Melo. O ato teve apoio de deputados federais e estaduais, das Centrais Sindicais e de lideranças de movimentos sociais e populares.

A abertura do evento foi feita pela sindicalista Rosângela Machado que é funcionária da Carris e dirigente da ATTROPA, Associação dos Trabalhadores no Transporte Rodoviário de Porto Alegre. Rosângela leu um manifesto em defesa da Carris, em cujo teor denuncia o processo de extinção da Companhia com a transferência de linhas para os consórcios privados que recebem subsídios da prefeitura para operar o transporte da capital.

Para o presidente da CTB, Guiomar Vidor, a luta em defesa da CARRIS Pública e fortalecida é fundamental para a melhoria do transporte público de qualidade em Porto Alegre. “Vamos construir uma grande frente em defesa da CARRIS, com ações jurídicas e politicas para barrar este retrocesso bancado pelo governo Melo”, disse.

PATRIMÔNIO COM MAIS DE 150 ANOS

A Companhia Carris é um patrimônio histórico da população de Porto Alegre. Sua criação foi autorizada em 19 de junho de 1872 pelo Imperador Dom Pedro II e adotou o mesmo nome da empresa de transporte público que existia em Lisboa (Portugal).

Com 151 anos de existência, A Carris é a mais antiga empresa de transporte de passageiros do Brasil. Iniciou as atividades com carruagens puxadas a cavalos e burros, a partir de 1908 passou a operar bondes elétricos, serviço esse que funcionou até 1970 e com linhas que atendiam bairros próximos do centro da Capital.

As comunidades distantes do centro passaram a ser atendidas por ônibus em 1928. O protagonismo e eficiência foram destacados pelo Ex-prefeito Raul Pont que lembrou dos prêmios de melhor empresa de Transporte de Passageiros urbanos do Brasil recebidos na década de 90.

O evento foi encerrado com a proposta de realização de um grande Ato Público em frente a sede da Companhia. Fórum das Centrais Sindicais reunirá nos próximos dias e encaminhar a proposta.

Redação e fotos: KIKO BRITO


Compartilhe

Posts Relacionados