Eremi Melo é a nova presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul

 Eremi Melo é a nova presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul
Compartilhe

Em 91 anos de História, que serão completados no dia 6 de março, é a primeira vez que uma mulher assume a presidência do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul. Eremi Melo, trabalhadora da Mundial SA, Secretaria Geral do Sindicato dos Metalúrgicos e Secretária de Formação e Cultura da CTB Nacional, foi o nome escolhido para ocupar o cargo. Esta decisão foi tomada durante reunião da Diretoria Executiva, que aconteceu no dia 5 de fevereiro. O presidente Assis Melo propôs essa questão que foi aprovada por unanimidade.

Apesar de ser por um período de 30 dias, no mandato de Eremi acontece toda a programação do Mês da Mulher e também a Assembleia Geral de Dissídio, no dia 16 de março, com a votação pela categoria, da pauta da Campanha Salarial 2024.”É um grande desafio para mim, uma responsabilidade muito grande. Recebemos muito elogios e também críticas sobre assumir a presidência. Porém eu digo; ninguém critica quem não faz e quem não enfrenta.”

O presidente eleito Assis Melo discursou durante a cerimônia de posse, destacando a importância simbólica da primeira mulher presidente do sindicato. “Completamos 90 anos em 2023. Deixamos para fazer essa passagem para uma mulher presidente agora nos 91 anos. Queremos construir novos 90 anos, e para isso, essa participação da mulher não pode ser só simbólica.”

Sindicato é lugar de luta das mulheres

Eremi destaca que isso tem sido uma construção e que na última eleição foi ampliado o número de mulheres na diretoria executiva e na diretoria plena. “É um momento muito importante para nós mulheres metalúrgicas durante o mês de março, o Sindicato ser presidido por uma mulher. Tudo isso foi uma construção. Estamos construindo ao longo da história do Sindicato dos Metalúrgicos essa questão.”

Programação especial do Mês da Mulher terá caminhada e sessão de cinema

Durante a programação do mês diversas mulheres poderão contar suas histórias de superação por meios dos canais de comunicação do sindicato. E no dia 8 de março, acontece a Caminhada em Defesa da Saúde das Mulheres, com concentração a partir das 9h na praça Dante Aligheri. Já às 19h , no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos, acontece uma sessão de cinema, com exibição do filme As Sufragistas. Depois da sessão, te debate coordenado pela historiadora Vânia Herédia e convidadas. Todas as atividades são gratuitas e serão divulgadas nas redes sociais do sindicato.

FONTE: SINDICATO DOS METALÚRGICOS


Compartilhe

Posts Relacionados