Metalúrgicos Caxias: “Quando termina uma Campanha Salarial, já é preciso iniciar a próxima.”

 Metalúrgicos Caxias: “Quando termina uma Campanha Salarial, já é preciso iniciar a próxima.”
Compartilhe

Primeira reunião com o pleno da direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul após o término da Campanha Salarial 2023 aconteceu na manhã deste sábado, dia 07 de outubro

Foi um momento de reflexão sobre o processo de negociações e as conquistas de 2023, a exemplo de um dos maiores reajustes salariais do país em ganho real, conquistados durante a Campanha deste ano. O aumento de 6%, com ganho real de 2,26%, representou um dos maiores reajustes conquistados no país incluindo todas as categorias de trabalhadores da iniciativa privada. Destaque também para a conquista do aumento do piso da categoria de R$ 1.739 para R$ 1.900, que representou quase 10% de reajuste.

Na reunião, o presidente Assis Melo frisou a importância de compreender as questões políticas por trás da posição patronal, que dificultou as negociações, que precisaram ser mediadas pelo TRT 4. Assis Melo enfatizou também que quando termina uma Campanha Salarial, já é preciso iniciar a próxima. “Nós colocamos o Sindicato no topo. A última grande mobilização da categoria metalúrgica tinha acontecido em 2007, contra a Emenda 3. Por isso tinha muita gente aí na cidade preocupada com o que estávamos fazendo. Um grande movimento que só aconteceu porque foi a luta de todos. Uma luta de uma classe unida que é a classe trabalhadora. Essa compreensão é fundamental. O Sindicato somos todos nós. O Sindicato só existe pra lutar pelos direitos dos trabalhadores,” enfatizou o presidente.

Entre as diversas mobilizações da Campanha Salarial 2023, vale relembrar a caminhada do dia 7 de julho, que partiu de várias fábricas rumo à Assembleia Geral em frente ao Sindicato e que reuniu centenas de trabalhadores e trabalhadoras para rejeitar a proposta da patronal apresentada até aquela data.

A reunião também tratou da posse da nova gestão para o período 2023-2027 que está marcada para dia 09 de dezembro de 2023. “Serão muitos os desafios. Não podemos pensar que o mundo do trabalho mudou com a indústria 4.0 e outros conceitos que andam por aí. O enfrentamento dos problemas da classe trabalhadora são cada vez mais latentes. Exploração de mão de obra escrava, assédio moral e sexual, adoecimento mental do trabalhadores, redução de benefícios e por aí vai. Temos que estar cada vez mais fortes e unidos,” finalizou Assis Melo.

FONTE: SIND METALÚRGICOS CAXIAS


Compartilhe

Posts Relacionados