Metalúrgicos de Caxias rejeitam proposta patronal de 4,74% e aprovam estado de greve

 Metalúrgicos de Caxias rejeitam proposta patronal de 4,74% e aprovam estado de greve
Compartilhe

A assembleia foi realizada em frente à sede do Sindicato dos Metalúrgicos, na Rua Bento Gonçalves, na manhã de sexta-feira (7 de julho). A quadra entre as ruas Alfredo Chaves e Borges de Medeiros, foi tomada por trabalhadores e trabalhadoras para que fosse debatida a proposta do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias e Região (Simecs), que ofereceu 4,74% de reajuste. A proposta foi rejeitada por unanimidade.

A categoria também votou a proposta do juiz titular da 4ª Vara do Trabalho, Rafael da Silva Marques, que sugeriu às entidades, na quarta-feira (5 de julho), um acordo em 8,5%. O atual piso salarial no setor é R$ 1,7 mil, com esse reajuste passaria a R$ 2,3 mil e a redução de 2% no valor do transporte público. Essa proposta da Justiça do Trabalho foi aprovada por unanimidade. A categoria também aprovou o Estado de Greve.


Para o presidente Assis Melo, a proposta feita pela patronal quer sufocar o trabalhador. “É inexplicável a intransigência da Patronal. Não há razões para, até agora, negar por completo qualquer reajuste que signifique de fato um aumento, que signifique valor para o trabalhador, para que nossa mão de obra qualificada tenha motivação para continuar produzindo e autoestima para continuar desenvolvendo seu trabalho. A luta do Sindicato é para dar dignidade para quem trabalha.”

O presidente afirma que por isso, existem outras razões para a intransigência patronal. “Qual a motivação para essa negação dos patrões em valorizar o trabalho da categoria? Querem transformar o trabalhador em escravo ou tentar acabar com o Sindicato? Continuamos na luta pela valorização dos metalúrgicos e metalúrgicas.”

FONTE: SINDICATO DOS METALÚRGICOS DE CAXIAS DO SUL E REGIÃO
IMAGENS: ASSESSORIA


Compartilhe

Posts Relacionados