Planejamento estratégico do Sindicomerciários Caxias define prioridades tendo como vetores a formação, comunicação e sustentabilidade

 Planejamento estratégico do Sindicomerciários Caxias define prioridades tendo como vetores a formação, comunicação e sustentabilidade
Compartilhe

O Sindicomerciários Caxias realizou nos dias 24 e 25 de abril o Seminário de Capacitação e Planejamento para a gestão da nova diretoria da entidade. Durante o evento os participantes fizeram uma imersão participativa sobre a atuação do sindicato em todas as áreas e definiram as prioridades para o mandato a partir de dois eixos: Luta que traz segurança e Acolhimento e Serviços que trazem bem-estar.

Três grandes temas vetores foram definidos como agregadores transversais para todas as ações: Formação, Comunicação e Sustentabilidade. O Planejamento foi coordenado pelo jornalista e assessor de comunicação do Sindicomerciários Caxias, Clomar Porto, com apoio da especialista em planejamento estratégico, Adriana Jota.

Inovação e participação

Construído de forma participativa, o planejamento criou grupos de trabalho para encaminhar as demandas debatidas e aprovadas no coletivo da direção. Como ferramenta prática de gestão para esses encaminhamentos, foi escolhida a metodologia 5W2H e para o monitoramento trimestral o Ciclo PDCA.

Para o presidente do Sindicomerciários Caxias, Nilvo Riboldi Filho, o uso do planejamento precisa ser inserido na rotina da entidade pois permite otimizar recursos e melhorar a integração e participação da diretoria nas ações. Segundo ele, isto permite maior abrangência e eficiência na atuação sindical.

Nilvo destacou ainda que se trata de uma nova direção, com muitas lideranças novas e motivadas e isso precisa ser valorizado e estimulado. “Devido a pandemia não tínhamos como reunir todos de maneira presencial para a troca de experiências, capacitação. A forma presencial proporciona uma troca mais humanizada de conhecimento, de experiências”.

Para Clomar Porto o processo foi muito positivo e destacou a participação construtiva da direção. “Quem planeja junto, executa junto. Todos e todas assimilaram bem essa diretiva e a participação foi muito positiva. Creio que a ferramenta gerada por este planejamento vai ajudar muito a entidade nesse período pois conseguimos identificar os maiores desafios e propor encaminhamentos para eles”, completou.

O diretor Bruno Andreis foi eleito o coordenador geral que vai ficar responsável para execução do planejamento. Caberá a ele convocar as reuniões de avaliação para aplicação do PDCA.


Compartilhe

Posts Relacionados