Retomada: Sindicato de hotéis e restaurantes de Pelotas fecha acordo de reajuste com aumento real nos salários

 Retomada: Sindicato de hotéis e restaurantes de Pelotas fecha acordo de reajuste com aumento real nos salários
Compartilhe

Após alguns anos em que o sindicato de quem trabalha em hotéis e restaurantes em Pelotas, no sul gaúcho, esteve fragilizado e distante da categoria, agora o SintraturhPel – filiado à CTB – passa por uma grande mudança e renovação.

A nova diretoria é provisória, mas já preparara a consolidação de uma nova direção sob a coordenação de Simone Goulart, com apoio e acompanhamento direto da Federação dos Empregados no Comércio Hoteleiro, Restaurantes, Bares e Similares do Rio Grande do Sul (Fechs-RS).

Conquista

O primeiro resultado do trabalho é a negociação junto ao setor patronal, que garantiu o reajuste de 7,5% nos salários em geral, ou seja, 1,5% acima da inflação e 8,5% de aumento no piso da categoria, que vai para R$ 1.520 agora e R$ 1.550 a partir de abril.

Para o vice-presidente da Fechs-RS, Rodrigo Callais, foi um bom acordo que valoriza a categoria da cidade. Ele destaca que o entendimento e diálogo “de alto nível” mantido junto ao setor empresarial foi fundamental para o resultado alcançado. “Para nós, esse diálogo é muito importante. Nós defendemos o desenvolvimento, o fortalecimento do segmento econômico do turismo e, junto disso, a valorização e o respeito aos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras”, completou.

Retomada

A diretora do SintraturhPel, Simone Goulart, avalia que a retomada do trabalho do sindicato é um fato muito positivo, pois trata-se de uma categoria que é importante para o desenvolvimento local e regional. “Pelotas é uma cidade que tem muito turismo e movimento de visitantes em função de ser um polo de educação. Por isso, os profissionais de hotéis e restaurantes, com a qualidade do atendimento que prestam, são decisivos para o crescimento da cidade e a geração de empregos e novas oportunidades”, disse.

O SintraturhPel é um dos sindicatos mais antigos de Pelotas, com 90 anos completados em dezembro de 2022. No entanto, há alguns anos sofria com a falta de renovação de seus quadros. Foi neste contexto que a federação veio apoiar a entidade e impulsionar a sua retomada.

Campanha associativa

Em breve, o sindicato deverá lançar uma campanha associativa para fortalecer o trabalho e a representação classista da categoria. Para tanto, são preparadas novidades, como convênios nos segmentos de saúde e bem-estar, educação, qualificação profissional, lazer e cultura.

Simone diz que um dos grandes desafios do setor em Pelotas é ter um programa permanente de formação profissional, que deve envolver trabalhadores, empresas, universidades e poder público. “Uma de nossas metas é buscar o fortalecimento da qualificação profissional para o segmento”, afirmou.

O SintraturhPel inaugurou um novo website (sintraturhpel.com.br) e passou a atuar nas redes sociais, com o objetivo de estar cada vez mais perto da categoria. Com informações do Diário da Manhã de Pelotas (RS).


Compartilhe

Posts Relacionados