Sindicomerciários Caxias completa 91 anos de lutas e conquistas com renovação

 Sindicomerciários Caxias completa 91 anos de lutas e conquistas com renovação
Compartilhe

Nesta quinta-feira, 11 de maio, o Sindicomerciários Caxias comemora 91 anos de lutas e conquistas. Fundado em 1932, o Sindicato é um dos mais antigos em atividade do país. Representa cerca de 25 mil comerciários e comerciárias dos segmentos de supermercados, lojas, farmácias, peças, siderúrgicos, funerários, atacados, atacados de madeiras e atacados de álcool e bebidas de Caxias do Sul, Flores da Cunha, São Marcos e Nova Pádua.

O Sindicomerciários Caxias é filiado à Federação dos Comerciários do RS, FECOSUL, e à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, a CTB e atua intensamente na luta geral da classe trabalhadora em defesa dos empregos, da retomada do desenvolvimento nacional, democracia, soberania e uma sociedade mais juta, livre do ódio e de todas as formas de violência e preconceito.

NOSSA LUTA, NOSSOS DIREITOS

A categoria comerciária de Caxias do Sul tem uma história de lutas junto do sindicato. Fruto disso são os reajustes salariais que representam muito para a qualidade de vida dos comerciários, comerciárias e de seus familiares, assim como os direitos conquistados na Convenção Coletiva de Trabalho da categoria, a CCT. Estes são direitos que a Lei Trabalhista geral não garante, ou deixou de garantir após a chamada “reforma trabalhista” (2017).

Entre os principais estão: auxílio-creche, adicional por tempo de serviço, licença maternidade, adicional de horas extras, quebra de caixa, bonificação para o trabalho aos domingos e feriados e direitos ao descanso, entre outros cerca de 80 direitos que só existem graças ao trabalho e a luta do Sindicomerciários.

NOVA SEDE, UM PATRIMÔNIO QUE ORGULHA A CATEGORIA

O Sindicomerciários inaugurou sua nova sede em 2020, uma obra que fora realizada com muito esforço nos anos anteriores e que realizou um antigo sonho da categoria. Trata-se de um prédio moderno, com acessibilidade, e que concentra toda a estrutura administrativa e boa parte dos serviços de assistência da entidade.

Outra estrutura que orgulha os comerciários e as comerciárias é a sede campestre. Uma bela área de lazer que fica há cerca de 15 minutos do centro de Caxias do Sul. Possui piscinas, quadras esportivas, quiosques com churrasqueiras, parque infantil, restaurante e salão de festas. Hoje, ela funciona o ano todo, seja para visitas e o lazer junto à natureza, seja para as práticas esportivas e de integração promovidas pelo sindicato.

ASSISTÊNCIA COM FOCO NA FAMÍLIA

A cada ano, são milhares de atendimentos que o Sindicomerciários realiza na sua grande estrutura de assistência em saúde e bem-estar com foco nos trabalhadores e trabalhadoras, e nas suas famílias. Além dos médicos, que atendem na estrutura do sindicato, a entidade possui convênio com clínica odontológica que serve a toda a categoria.

O Sindicomerciários Caxias também possui estrutura de apoio e informações à categoria nas áreas trabalhista e do direito, que funcionam permanentemente.

Ao completar seus 91 anos, o Sindicomerciários Caxias é uma entidade de classe que tem orgulho da sua história de lutas, e que se renova a cada dia. Investe com prioridade na comunicação e na formação de seus diretores e mira sua luta nos principais desafios do presente e do futuro, como as mudanças no segmento que estão sendo promovidas pelas novas tecnologias.

Segundo o presidente do Sindicomerciários Caxias, Nilvo Riboldi Filho, “a atual diretoria está renovada, um processo que estava acontecendo já nas outras gestões, com o pensamento voltado para o futuro, quando precisamos discutir os efeitos das novas tecnologias no mercado de trabalho, do e-comerce, do uso de dispositivos e plataformas digitais. Além da renovação, também buscamos lutar pela inclusão e diversidade. O sindicato deve continuar a cumprir o seu papel, estando ao lado de todos os trabalhadores e trabalhadoras, sem distinção. Temos um longo caminho e muitos desafios pela frente, e precisamos de todos os comerciários e comerciários juntos, unidos”.

Guiomar Vidor, presidente da Fecosul e CTB-RS, ex-presidente do sindicato, pondera que “não vivemos como em 1932, o comércio de hoje não é o mesmo de quando o sindicato iniciou, precisamos evoluir, mas com dignidade e justiça para os trabalhadores. Hoje nosso principal objetivo é tentar reverter os retrocessos que o golpe e a reforma Trabalhista causaram, retirando mais de 100 direitos! Um novo mundo do trabalho está aí com a evolução das novas tecnologias, mas, precisamos refletir sobre as relações entre trabalhadores e patrões, e os trabalhadores sabem que podem contar com o sindicato para defendê-los. Não importa a época, o momento na história, esta é a missão e finalidade do sindicato, na nossa existência, estar sempre ao lado dos trabalhadores e trabalhadoras”. E acrescenta que “as lutas dos trabalhadores de nossa região, categoria, também fazem parte de um cenário mais amplo, nacional e, mundial. A luta é muito mais ampla, complexa. E, a renovação que vemos em nosso sindicato é fundamental para que esta luta continue”.

Por Clomar Porto e Rodrigo Positivo


Compartilhe

Posts Relacionados