Sindimoto RS celebra acordo com Ifood que garante melhores condições de trabalho para motofrete

 Sindimoto RS celebra acordo com Ifood que garante melhores condições de trabalho para motofrete
Compartilhe

O Sindicato dos Motociclistas e Ciclistas Profissionais do RS, Sindimoto, formalizou um acordo coletivo de trabalho com a plataforma de entrega Ifood visando aprimorar as condições de trabalho da categoria. A conquista se deu graças a organização, mobilização e luta do Sindicato da categoria e, com isso, milhares de trabalhadores, em sua maioria jovens, conseguirão ter mais dignidade profissional e condições de trabalho decentes. Também foi anunciada a criação de uma Câmara de Conciliação Prévia para defender e encaminhar as demandas da categoria, como bloqueios, cadastros, repasses de taxas, agressões e outros problemas cotidianos enfrentados pelos entregadores.

Novas instalações e proteção da categoria

Como parte do acordo, estão previstas a inauguração de dois locais, em março, que contarão com assentos adequados, água, banheiros, tomadas, estacionamento para motos e bicicletas e acesso à internet.

O presidente do Sindimoto, Valter Ferreira, destacou a atuação do grupo e chama a atenção para o que representa o papel da luta sindical na defesa dos direitos trabalhistas. “Diversas entidades e órgãos, incluindo MPT, SRT e municípios estão colaborando com o Sindimoto na garantia de condições de trabalho dignas. Para que haja justiça social é preciso que as pautas sejam regulamentadas. Isso é o mínimo a ser conquistado para os que não tem vínculo de emprego e é apenas o início da luta”.

O dirigente sindical Douglas Benites complementa a fala do presidente Valter Ferreira lembrando que “neste momento evidentemente há necessidade de regular as nossas pautas, que são as mais louváveis possíveis, não é fácil fazer as entregas ou o transporte de passageiros com fome e pensando nas contas de casa, das crianças e da nossa família”.

CTB apoia a luta do Sindimoto

A CTB está junto do sindicato nas lutas da categoria. O presidente estadual da Central, Guiomar Vidor, vê com satisfação os avanços obtidos e destaca que o fato tem repercussão nacional e impulsiona a luta de milhões de trabalhadores. “O acordo celebrado foi fruto da organização, mobilização e negociação feita pelo Sindicato e é o primeiro do país no que diz respeito às condições de trabalho e segurança”,disse.

Outro dirigente cetebista, Eder Pereira, observou que “a atividade muitas vezes é a porta de entrada para jovens no mercado de trabalho e, em muitos casos, a falta de formação e de experiência são catalisadores de acidentes e mortes no trânsito. A CTB aponta a necessidade de maior cobrança das empresas, especialmente as plataformas digitais, para fornecer cursos, e do estado em ampliar o acesso à CNH Social como uma medida social necessária”

Vidor reafirmnou que a CTB e o Sindimoto seguirão unindo forças e trabalhando em conjunto para assegurar aos trabalhadores e trabalhadoras do segmento de motofrete melhores salários, condições de trabalho e direitos trabalhistas, bem como politizando a categoria para fazer dessas conquistas a ponta de lança de mudanças gerais na legislação trabalhista nacional.


Compartilhe

Posts Relacionados