Sindicalistas entregam documento ao MTE com sugestões ao debate de reforma sindical
Sindicalistas representando entidades sindicais de sete estados da federação (RS,SC,PR,MS,SP,DF,MG) estiveram nesta terça-feira, 25, em Brasília, em audiência com o Ministro do Trabalho Interino, Francisco Macena para entregar documento de contribuição ao debate para a construção da proposta de reforma sindical e negociação coletiva que está sendo coordenado pelo ministério. Também participaram representantes do judiciário e deputados.
Entre os principais pontos elencados estão a preservação do art.8º da Constituição Federal e da unicidade sindical, fortalecimento da justiça do trabalho, volta das homologações nos sindicatos, financiamento sindical, ultraatividade das normas negociadas em acordos e convenções coletivas e a regulamentação do trabalho por aplicativos.
Também houve pronunciamento em defesa do documento por parte dos Desembargadores da Justiça do Trabalho, Marcelo Dambroso e Luiz Alberto de Vargas, ambos do TRT4, que acompanharam a delegação.
A deputada Daiana Santos PCdoB-RS, que além de reforçar seu apoio à pauta apresentada pelas entidades presentes, colocou seu mandato a disposição do movimento e destacou dois projetos de sua iniciativa que objetivam combater o trabalho análogo ao escravo e salário igual para trabalho igual.
Para Guiomar Vidor, presidente da FECOSUL e CTB-RS, o encontro foi positivo ao levar propostas concretas para reverter as perdas ocorridas com a reforma trabalhista, além de subsidiar o debate que será desenvolvido no próximo período pela comissão tripartite instalada pelo governo LULA.