FETAG RS: Marcha das Margaridas foi histórica

 FETAG RS: Marcha das Margaridas foi histórica
Compartilhe

Cerca de 150 mil mulheres trabalhadoras rurais estiveram em Brasília nos dias 15 e 16 de agosto, para marchar pela reconstrução do Brasil e pelo bem viver. Do Rio Grande do Sul, foram 800 mulheres trabalhadoras rurais gaúchas que se juntaram à maior mobilização de massa promovida por mulheres da América Latina.

As margaridas gaúchas rumaram a Brasília com diversas caravanas, de todos os cantos do estado, levando na bagagem sonhos, expectativas, experiências de vida e principalmente, pautas de reivindicações para a melhoria da qualidade de vida das famílias no campo.

A programação do primeiro dia da Marcha foi marcada pela execução de inúmeras oficinas e redas de debates para discussão de temas importantes, como a violência no campo, sucessão familair, agroecologia, políticas publicas, soberania e segurança alimentar. No final da tarde, aconteceu a abertura oficial da 7° Marcha das Margaridas, com a participação da comissão nacional de mulheres, ministros(as) e lideranças políticas.

No dia 16, por volta das 6h da manhã, as margaridas iniciaram a organização da caminhada que percorreu cerca de 7km até chegar na esplanada dos Ministérios. Uma caminhada ordeira, organizada, bonita, carregada de emoção e luta!

As margaridas gaúchas fizeram história em Brasília e voltam para casa com a mala cheia de troca, de vivências e com anúncios do governo federal.

Na plenária final, com a participação do presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, alguns anúncios foram feitos, como:

– disponibilização de 90mil quintais produtivos;
– liberação de 25milhões para assistência técnica voltada a agroecologia, sendo que metade deste valor é destinado para as mulheres;
– programa emergencial de reforma agrária, para 7.200 familias, sendo 1.500 para Crédito Fundiário;
– regularização fundiária de 40mil famílias no país;
– 300milhões para crédito de instalação das propriedades da reforma agrária;
– criação de grupo de trabalho da juventude para discutir a sucessão rural;
– liberação de 100milhões para compra de leite via Conab;

Para Coordenadora Estadual de Mulheres, Maribel Moreira “a Marcha das Margaridas vai ficar marcada na vida de cada mulher que veio à Brasília, mas também às que ficaram nas suas propriedades, por que lutamos por todas e todos, unimos nossas mãos na luta pelo fortalecimento da agricultura familiar”

O presidente da Fetag-RS, Carlos Joel que acompanhou a marcha afirma que “as mulheres mostraram a força do campo. Estamos orgulhosos pelas margaridas gaúchas, eles representaram nosso estado de forma brilhante. Contudo, mesmo com toda a força das mulheres, os anúncios ainda foram insuficientes para atender as necessidades dos agricultores gaúchos”

FONTE: FETAG RS


Compartilhe

Posts Relacionados