Em repúdio às práticas antissindicais da G PANIZ em Caxias do Sul e solidariedade ao Sindicato dos Metalúrgicos

 Em repúdio às práticas antissindicais da G PANIZ em Caxias do Sul e solidariedade ao Sindicato dos Metalúrgicos
Compartilhe

A CTB RS, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, e seus sindicatos filiados manifestam sua solidariedade ao Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e região em virtude dos fatos ocorridos no interior da empresa G Paniz, no dia 10 de janeiro.

Nossa luta é justa e necessária. É em prol da RECUPERAÇÃO e RECONSTRUÇÃO dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras que foram perdidos, sobretudo nos últimos anos com as reformas trabalhista e da previdência.

A luta do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias, entidade respeitada local e nacionalmente, insere-se nesse contexto, de defesa do TRABALHO DECENTE, conceito mundialmente consolidado pela Organização Internacional do Trabalho, OIT e pela Agenda 2030, através dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, ODS, da Organização das Nações Unidas, ONU.

Não cabe no conceito de TRABALHO DECENTE a repressão contra a organização e a manifestação dos trabalhadores através de seus sindicatos; também não cabe no conceito de TRABALHO DECENTE as práticas antissindicais, como a demissão arbitrária de dirigente sindical; assim como não cabem a perseguição e os assédios no local de trabalho; também não cabe o desrespeito aos acordos de Participação nos Lucros e Resultados, PLR, e a outros Acordos Coletivos de Trabalho; não cabe a criminalização das práticas sindicais e não cabe o constrangimento de quem pensa diferente dentro da fábrica ou local de trabalho. Todas essas questões eram apontadas com justeza pelo sindicato no dia das manifestações.

Tensionamento e conflitos sempre ocorreram nas relações entre capital e trabalho e eles devem ser resolvidos através da negociação. Quando a G Paniz negou-se a negociar ampliou uma tensão desnecessária ou não? Fora de propósito?

O Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul sempre foi (basta rever a história) exemplo de grandeza nas relações, com garra, com luta, porém sem jamais abrir mão do equilíbrio e de sua capacidade de diálogo, e assim permanecerá.

Ano após ano, este Sindicato com mais de 90 anos de história tem tido um papel social fundamental em Caxias do Sul e na região, seja na luta pelos direitos da categoria metalúrgica e da classe trabalhadora, seja nos milhares de atendimentos às famílias, assim como na economia local graças aos reajustes salariais conquistados todos os anos que injetam milhões de reais gerando mais capacidade de consumo, bem-estar e realização de sonhos para milhares de famílias.

Os empresários que ora tentam criminalizar o trabalho sindical são os mesmos que apoiaram a maior destruição de direitos de nossa história, com a reforma trabalhista que retirou mais de 100 conquistas e outras medidas posteriores que a agravaram, e são os mesmos que ano após ano tentam acabar com o Salário Mínimo Regional do RS, por exemplo.

Nós defendemos uma pauta muito clara: a GERAÇÃO DE MAIS E MELHORES EMPREGOS e o TRABALHO DECENTE! E que o Brasil avance no rumo de sua reconstrução com um novo projeto nacional de desenvolvimento que traga consigo a valorização do trabalho, o enfrentamento das desigualdades, a democracia e a paz social. Um desenvolvimento capaz de abrir caminho para um novo futuro, com a união de quem produz e trabalha, e no qual cabem todos e todas.

CTB – RIO GRANDE DO SUL


Compartilhe

Posts Relacionados